sábado, 28 de setembro de 2013



A minha saúde






Desde criança, sempre fui muito sensível.  Isto, por evidente, fragilizou um pouco a minha saúde.

Aos doze anos de idade, tive uma febre terçã que fez com que caísse todo os meus fartos cabelos dourados como a gema do ovo.  Depois dela, nasceram mais ralos e castanhos.

Também, as síncopes me eram constantes.

Minha mãe tratava-me com os recursos botânicos de que dispunha.

Não se tinha médicos na região.

Tão logo completei os meus quatorze anos de idade, passei a fumar cigarros.

Primeiro, os de palha, enquanto morava na fazenda.

Depois, os de filtro.  Mudei-me para São Paulo/SP e conheci a novidade, aos dezoito anos.

Mas, após o nascimento de Hierania, abandonei o seu uso definitivamente, porque senti que estava prejudicando a minha saúde.

Com o passar do tempo, adquiri hipertensão arterial.  Atravessei a vida sofrendo deste mal.

Em 1995, um médico reumatologista diagnosticou que tinha artrite e artrose nos joelhos.  Passei a fazer o controle, mas depois de algum tempo, não mais me adaptei a medicação prescrita, por ser muito agressiva.

Acredito, que a artrite e a artrose tenham se instalado em razão de ter feito longas caminhadas para defender os meus direitos civis de viúvaa, violados pela corrupção sistêmica dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), vez que, como não tinha dinheiro, nnem mesmo para pegar um ônibus, tinha que percorrer caminhando as longas distâncias entre a minha casa na Rua Arari 80-A, no bairro do Bonfim, ao Palácio da Justiça ou ao Foro Lafayette ou à Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais e regressar à Rua Arari.

Isto se deu por cerca de dois anos consecutivos.

No momento, estou experimentando uma nova medicação para o tratamento da artrose que tenho nos joelhos, nas mãos e na coluna.  Estou aceitando-a muito bem.

No ano passado, tive um Ataque Isquêmico transitório (AIT), ficando internada na unidade vascular do Hospital Vera Cruz.

Assim, tenho, também, feito o controle do hipotireoidismo e do colesterol.

Após iniciar a psicoterapia, a fibromialgia que me fazia sentir dores por todo o corpo, principalmente nas mãos, desapareceu por completo.  Não precisei mais tomar medicamentos.

As crises de enxaqueca constantes que tinha, também não mais as tenho.

É, ainda, significativa a melhora que tive em relação a minha saúde emocional.  Porém, a depressão, a angústia e a ansiedade, ainda, estão presentes, assim como a labirintite.

Tenho, também, osteofitose e, por causa disto, encolhi cerca de sete centímetros.  Atualmente, estou com um metro e sessenta e três centímetros de altura.

Na juventude, tive úlcera gástrica, que me levava a consumir muito leite e qualhada.

No ano passado, cheguei a fazer um exame de endoscopia digestiva.  O médico gastrologista prescreveu-me uma medicação para eliminar a bactéria que causa câncer no estômago.  Tomei-a e sinto-me bem.

Agora, estou me programando para fazer duas cirurgias: uma, para o tratamento das varizes e, outra, para a remoção da catarata senil bilateral.

Se Deus quiser, irei ainda viver muitos anos e ter o prazer de abraçar os meus netinhos, que espero que venham logo.

Hierania e Bruna Micheliny, ainda, são solteiras.  Mas tenho muita esperança de ainda receber a graça de Deus de pegar os meus netos nos braços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário