sábado, 19 de outubro de 2013



A saúde de Hierania Batista Avelino Peito.  A existência da deficiência visual e da Síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-hauser marcam a sua vida - Parte XIII.






Entre 2003 a 2013, adquiriu bruxismo cêntrico, que é um tipo de fibromialgia.

Isto se deu, em razão de distúrbios emocionais oriundos de vicissitudes que viveu.

Após o tratamento, com medicamento alopático e exercícios faciais, ministrado pelo Drº. João Bosco Lima Gomes, a partir de fevereiro de 2013, foi superado por completo.

Assim que foi introduzido o medicamento para combater a fibromialgia, este lhe aliviou a forte tensão que sentia na mandíbula.

Tendo apenas duas recaídas posteriores, em razão de ter experimentado novas vicissitudes.  Foram necessárias mais duas caixas do medicamento.

A medida em que ia realizando os exercícios faciais, o bruxismo cêntrico passou por completo.

Os estalos produzidos em seu ouvido, ao abrir e fechar a boca, também, desapareceram por completo.

Hoje, graças a Deus, não sente mais as terríveis dores em sua mandíbula que lhe levavam a comprimir os lábios e a entortar a boca.

O Drº. João Bosco Lima Gomes passou também a prestar-lhe serviço de limpeza dentária com jato de bicabornato e destartarização, a partir de maio do corrente.

O seu tratamento ortodôntico ficou, inicialmente, a cargo da Drª. Darcila Oliveira Ribeiro.

Depois, do Drº. Renato Canaã.

Atualmente, o Drº. Hector Ricardo Ariza Diaz a assiste.

A Drª. Darcila entendeu que se deveria colocar aparelhos fixos em seu maxilar e em sua mandíbula para se corrigir uma falha existente entre o incisivo e o canino direitos de seu maxilar e o encavalamento existente entre o primeiro e o segundo incisivos esquerdos de sua mandíbula.  Preocupou-se muito em alinhar a linha mediana entre os seus dentes.

O segundo profissional da saúde indicou-lhe um aparelho móvel apenas para se corrigir os incisivos de sua mandíbula e recomendou-lhe que passasse a ingerir alimentos duros para reforçar a sua articulação.

O Drº. Renato Canaã disse-me que a sua articulação bucal era frágil, em razão de sua alimentação fortemente baseada em líqüidos, durante a infância.

Como Hierania não tinha apetite e recusava-se em alimentar-se, passei a dar-lhe miolo de pão, leite, achocolatados, vitamina de frutas, iogurtes, chás, papinhas, mingais, caldos, sucos e sopas.

Sua falta de apetite era tão grave, que foi necessário dar-lhe um medicamento chamado: “hercil”, durante muito tempo, para abrir o seu apetite.

E, de fato, não comia muitos alimentos sólidos e não mastigava muito, enquanto criança.

Seus primeiros dentinhos surgiram a partir dos oito meses de idade.  A sua troca foi a partir dos cinco anos.

Tão logo os seus dentes de leite ficavam moles, puxávamo-nos com o dedo ou com um fio de linha.

Hierania não gostou desta fase.  Dizia-me que ficara muito feia com as janelinhas em sua boca.

Guardei todos os seus dentinhos de leite para mandar fazer uma pulseira de ouro.  E, até hoje, estão comigo, mas a pulseira nunca foi feita.

Sempre achei os dentes de minha filha muito bonitos, tanto os de leite, como os permanentes.

Também, sempre me preocupei muito com a sua higienização bucal.  Assim, adquiriu o saudável hábito de procurar escovar os seus dentes de quatro a cinco vezes por dia, ou, sempre após as refeições.

Porém, não gosta de passar fio dental.  É bastante negligente quanto a isto, porque seus dentes são muito juntinhos e sempre que usa fio dental, sente um forte gosto de sangue na boca.

Mesmo assim, agora, tem feito o seu uso com mais freqüência.

Dessa maneira, é freqüente o acumúlo de tártaro entre os seus dentes, principalmente, entre os incisivos da mandíbula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário