sexta-feira, 18 de outubro de 2013



A saúde de Hierania Batista Avelino Peito.  A existência da deficiência visual e da Síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-hauser marcam a sua vida - Parte VIII.







Quanto a presença de verminoses intestinais em seu organismo, manifestaram-se também durante a sua infância.

Uma certa vez, Secundo, Ricardo Sóstenes, Hierania, Glória e eu fomos viajar para Guarapari/ES, nas férias escolares de final de ano.

Chegando lá, enquanto retirávamos a bagagem do porta-malas de nosso veículo particular, Glória e as crianças adentraram a casa de veraneio que tínhamos alugado, sem que percebêssemos.

Glória, a empregada doméstica da família, pegou a água suja do filtro de barro que lá existia e dera às crianças.  A ascaridíase manifestou-se em ambos, além de outros vermes.

Na pele da barriga de Hierania surgiram três ou quatro manchas.  Esta ficou manchada para sempre em razão desta contaminação.  Nunca mais voltou ao natural.

Em 1976, meu cunhado, Lan Franco Merlo, presentiou Hierania com uma grande caixa de chocolates finos que lhe trouxera de Torino na Itália.

Hierania, muito gulosa, comeu-a de uma vez.

Na madrugada seguinte, começou a passar mal.  Ficou bastante irriquieta.  De repente, foi ao banheiro e vomitou uma lombriga gigantesca.  Esta saiu ainda viva de sua boca.

Fiquei impressionada com aquele verme.  A áscaris lombricóides era longa, cilíndrica e muito comprida.  Tinha a cor amarela.

Depois disto, nunca mais voltou a ter ascaridíase ou qualquer outro parasito em seu organismo.

Lan Franco Merlo ficou bastante impressionado com o evento ocorrido.

E, primeiramente, preocupou-se com a qualidade dos chocolates italianos.  Chegou a pensar que eu atribuíra-lhe que tinha lhe dado chocolates de má qualidade.  Sentiu uma enorme culpa, porque pensou que lhe causara um grande mal e sofrimento e não prazer e alegria, como foi o seu real objetivo.

Depois, voltou a ficar contente e a sorrir, porque vira que fizera um grande bem para a saúde de sua sobrinha, naturalmente, por uma via pouco convencional.  Afinal, a eliminação da ascaridíase era o melhor presente que Hierania podia ganhar.  Ele gostava muito dela.

Naquela época, era casado com minha irmã caçula, Ivone Batista Pereira.  Casaram-se no consulado italiano em São Paulo/SP, entre fevereiro e abril de 1976.  Anos mais tarde, divorciaram-se perante a Justiça da Itália, onde foram se domiciliar a partir daquele mesmo ano.  Não tiveram filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário