sábado, 19 de outubro de 2013



O sorriso de Hierania Batista Avelino Peito






enfim, Hierania teve a necessidade de colocar os respectivos aparelhos ortodônticos fixo e móvel inferior e superior, de 2003 a 2013, a fim de corrigir a distorção ocasionada pelo siso direito e pelo siso esquerdo de sua mandíbula e, também, a uma falha existente entre  o incisivo e o canino direitos de seu maxilar.

Os seus terceiros molares ou sisos mandibulares fizeram-na sofrer muita dor para serem respectivamente extraídos.

Em 1994, fizemos um plano de saúde odontológico, que tinha um preço bastante acessível, porque precisávamos de atendimento.

Hierania tinha a necessidade de realizar a imediata subtração de seus dois dentes do sisos da mandíbula.

Começou-se pelo siso direito.  O dentista disse-nos que este era um procedimento muito simples, que não passaria de uns vinte minutos para realizá-lo.

Porém, demorou umas quatro horas para fazê-lo.  Mesmo assim, deixou uma das raízes em sua gengiva.

Com o passar do tempo, esta calcificou-se, conforme indicam as posteriores radiografias panorâmicas de sua arcada dentária.

Durante a cirurgia em seu consultório, este dentista ficou bastante tenso e nervoso, porque disse-nos que nunca tinha tido um paciente que tivesse um siso com raízes tão profundas.  Disse-nos que estas chegavam até próximas de seu queixo.

Este dentista, também, revelou-nos que não tinha equipamento suficiente para realizar aquela cirurgia, em seu muito precário consultório odontológico.

Deu-lhe uma carga muito grande de anestésico, que durou por mais de quatro horas, após terminado o procedimento.

E, por fim, avisou-lhe que acreditava que tivera lesado um de seus nervos faciais e, que, infelizmente, iria perder a sensibilidade bucal para sempre.

Hierania e eu ficamos apavoradas com aquela notícia.  Mas não se tinha mais nada a fazer, a não ser aguardar o fim do anestésico para verificarmos se a sua sensibilidade facial iria voltar.

Pediu-nos, ainda, que desistíssemos daquele plano odontológico de fachada, pois não servia para atender as nossas necessidades e expectativas.

Por evidente, desistimos do mesmo.

Mas ficamos muito impressionadas com a pouca fiscalização do poder público para coibir os abusos das empresas de saúde de fachada no mercado de consumo brasileiro.

Afinal, como o próprio dentista confessou-nos, o seu consultório odontológico tinha apenas uma linda fachada, em termos de requinte em sua decoração e localização.  Situava-se no elegante bairro de Lourdes, em Belo Horizonte/MG.

Dessa forma, saímos daquele consultório odontológico, assustadíssimas.

E, visando forçar a aceleração do anestésico, Hierania comeu três pães-de-queijo.

Graças a Deus, com os movimentos de mastigação e de deglutição, o anestésico começou a passar e voltou a sentir os seus lábios.

Após algumas horas, toda a sua sensibilidade facial tinha voltado.

2 comentários:

  1. Favor entrar em contato.
    ferreira.luh.sz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente por email. Favor NAO ligar para ninguem da casa da Ivone.
      Assim que me mandar o email. Te passo meu celular por ele.

      Excluir